segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Biotecnologia: prós e contras


A Biotecnologia vem sendo aperfeiçoada desde a Antiguidade, e ela pode ser definida como o conjunto de técnicas que permitem a seleção e a modificação de organismos. Porém, a Biotecnologia vem sendo debatida por vários cientistas do mundo. Apesar desse processo permitir ampliar o conhecimento de determinados organismos, permitindo a criação de novos bens e serviços, ele também traz algumas questões legais, éticas e sociais.
Para os que defendem a Biotecnologia, ela é uma arma fundamental para aumentar a produtividade e a qualidade dos alimentos. Para estes cientistas, a Biotecnologia não apresenta nenhum risco. É importante lembrar que a Biotecnologia não faz o que não pode ser feito, ela pode ser encarada como um instrumento que amplia todos os recursos que a Natureza nos oferece, tornando-os possíveis segundo processos científicos.
Para os que são contra a Biotecnologia, ela é uma arma perigosa, que pode destruir a Natureza e o Homem, já que não são conhecidos os possíveis riscos na saúde ou no ambiente. Para esses cientistas, qualquer método biotecnológico deve ser proibido.
Assim concluo que, apesar da Biotecnologia ser um método que permite o desenvolvimento de novos métodos e serviços, ela também apresenta seus riscos, pois ainda não são conhecidos todos os seus riscos na saúde e no ambiente.
Fontes: http://areagenetica.blogspot.com/2009/06/biotecnologia-e-ogms-pros-e-contras.html   

http://www.alentejolitoral.pt/PortalIndustria/TecnologiaEInovacao/Biotecnologia/Paginas/Biotecnologia.aspx

2 comentários: